Chefe bravo faz mal à saúde.
Postura Negativa do patrão afeta a sanidade mental do trabalhador.

Entidade britânica divulgou recomendações a empresas para reduzir problemas com o estresse.
Um alerta:
Chefe bravo faz mal à saúde!
Postura negativa do patrão afeta a sanidade mental do trabalhador

Londres, Reino Unido - Um instituto da Grã-Bretanha emitiu uma série de recomendações aos empregadores do país a fim de proteger a saúde mental dos funcionários e, assim, diminuir o prejuízo causado por problemas como estresse e ansiedade no ambiente de trabalho.

De acordo com o National Institute for Health and Clinical Excellence (Nice), a postura negativa dos chefes representa o maior risco à saúde mental dos trabalhadores.

O Nice, entidade que avalia remédios e ajuda a definir as diretrizes da saúde na Grã-Bretanha, revelou que doenças mentais associadas ao trabalho custam ao país o equivalente a mais de US$ 46 bilhões por ano. Mais de 13 milhões de dias de trabalho são perdidos por ano na Grã-Bretanha por causa de estresse, ansiedade e depressão.
Entretanto, segundo o instituto, medidas simples como um comentário positivo do chefe após um trabalho bem-feito, horários de trabalho mais flexíveis e mais dias de folga como recompensa por bom desempenho poderiam reduzir em um terço o prejuízo.

Treinamento.
O Nice recomendou também que os empregadores britânicos invistam em treinamento para gerentes e chefes e em aconselhamento para funcionários a fim de ajudá-los no desenvolvimento de suas carreiras.

Para convencer as empresas britânicas a agir, o Nice criou uma espécie de fórmula que mostra ao empregador quanto ele pode economizar se der mais apoio ao seu funcionário. Segundo a fórmula, uma empresa com cerca de mil empregados economizaria mais de US$ 400 mil por ano.

O especialista em psicologia do trabalho Cary Cooper, da Lancaster University, em Lancaster, Inglaterra, ajudou a redigir as recomendações do Nice. "Você não pode superestimar a importância de se dizer ‘muito bem!’ a um funcionário, mas freqüentemente isso não acontece", disse Cooper. "O chefe diz quando você está fazendo algo errado, mas não quando você está acertando".

Bom ambiente no local de trabalho dá sentido à vida
Londres. Segundo uma pesquisa feita por outro instituto britânico, o Chartered Institute of Personnel and Development, um quarto dos trabalhadores descreveu sua saúde mental como moderada ou ruim, mas quase todos continuaram a trabalhar normalmente.

O relatório do National Institute for Health and Clinical Excellence (Nice) diz que o ambiente certo no local de trabalho não só pode reduzir custos como trazer resultados positivos, oferecendo estabilidade, amizade, distração e sentido à vida do trabalhador.

Um porta-voz da Confederação das Indústrias Britânicas disse: "A saúde mental dos funcionários é algo que as empresas vêm priorizando".

"Mais e mais iniciativas estão sendo adotadas para dar suporte ao trabalhador nos últimos anos", afirmou.

As informações são da agência BBC Brasil:
Evite o estresse:
* Tenha uma alimentação saudável;
* Estude ao longo da vida;
* Seja solidário;
* Seja otimista, sorria;
* Pratique atividades físicas;
* Organize sistematicamente as tarefas do dia para evitar ficar ansioso e reserve uma hora de seu dia para fazer
   algo que goste;
* Evite as drogas ilícitas e não fume ou beba demais;
* Cuide do seu coração;
* Tenha um médico de confiança;
* Tenha atitudes para ser feliz.

Consequências
Estresse: Yasmin, 37 anos, da cidade de Wokingham na Inglaterra, trabalhava como contadora para uma grande empresa do setor financeiro. Ela não tinha antecedentes de problemas mentais mas o estresse fez com que ficasse quase quatro anos sem trabalhar.
Remédio: Ela tomou quase 30 anti-depressivos diferentes até encontrar uma combinação que funcionasse para ela. "Perdi meu amor próprio e minha autoconfiança, me sentia inútil".
* Tenha um médico de confiança...
* Tenha atitudes para ser feliz...

Publicado em: 07/11/2009
Fonte: Jornal O Tempo
A 4T Treinamentos conta com duas divisões, sendo uma voltada ao desenvolvimento pessoal e outra somente para o trabalho corporativo, além de uma série de produtos que visam a saúde da empresa como um todo... Saiba mais acessando nossas outras páginas.


Design downloaded from Zeroweb.org: Free website templates, layouts, and tools.